O dilema do PHP 6 PDF Print E-mail
Written by Bigodines   
Tuesday, 13 November 2007 13:49

Quem programa em PHP a mais tempo tem acompanhado o esforço da linguagem para ser utilizada em projetos complexos e ser adotada pelas "enterprises". Eu tenho lido bastante sobre os preparativos para o PHP 5.3 e PHP 6 e começo a me perguntar: será que vale a pena?

A versão 4.x.x foi a versão que efetivamente escreveu o nome PHP na história das linguagens de programação. Finalmente tinhamos uma linguagem fácil, produtiva e aberta voltada para web. Não demorou muito para que começasseem as críticas à implementação da orientação a objetos (ou à falta dela) na linguagem.

Muitas melhorias foram feitas com a chegada do PHP 5 para tornar a linguagem melhor estruturada com relação à OO. Isso adicionou um pouco de complexidade, quebrou algumas dependências e a resistência dos desenvolvedores à nova versão é evidente e a migração está sendo lenta. A prova disso é que muita gente usa PHP 5 mas programa para PHP 4. Apesar do esforço tremendo que a Zend vêm fazendo, poucas são as aplicações que foram escritas utilizando os novos recursos da versão 5.

Muito mais do que modificadores de acesso e um novo nome para o construtor das classes, o PHP 5 começou a implementar os conceitos de OO visando ser, finalmente, levado a sério pelas grandes corporações (ok, há grandes corporações que utilizam o PHP como o Yahoo! e a própria Zend. O detalhe é que quem trabalha no Yahoo! é o Rasmus hehehehe). A crítica, então, passou a ser a falta de namespaces e o excesso de recursos legados na linguagem. O que eles estão fazendo? Bem, o PHP 5.3 (que deve sair em 2008) trará namespaces (finalmente!) e a versão 6 fará uma limpeza em diversos recursos amplamente utilizados (na maioria das vezes mal utilizado) pelas aplicações atuais.

Toda essa balela foi para chegar no ponto que eu gostaria de tratar: Será que aumentar a complexidade de uma linguagem como o PHP vale a pena?

Como eu falei anteriormente, PHP se tornou popular por ser fácil, rápido e eficaz (nem sempre eficiente). Nas palavras do próprio Rasmus Lerdorf: "PHP is about as exciting as your toothbrush. You use it every day, it does the job, it is a simple tool, so what? Who would want to read about toothbrushes?". Uma coisa fácil, rápida e eficaz não é vista com bons olhos por grandes corporações (e em partes elas tem razão porque a qualidade dos profissionais tende a ser muito pior do que uma linguagem difícil e lenta).

Aumentar a complexidade e a quantidade de recursos da linguagem quebrando a compatibilidade pode ser um tiro no pé porque afastará os programadores iniciantes, tirará boa parte da produtividade do PHP para tarefas simples (ou seja, o dia-a-dia de 80% das empresas de desenvolvimento no Brasil) e levará o PHP ao próximo nível: disputar o mercado com linguagens que foram projetadas nativamente para lidar com orientação a objetos e para serem utilizadas em grandes corporações.

Será que a linguagem está preparada para competir com a orientação a objetos+produtividade do Python? Será que a linguagem terá o "respeito" do Java ou o apelo comercial do C# (e do .Net em geral)? E finalmente: será que os profissionais estarão motivados a estudar e utilizar o PHP 6+ como ele deve ser utilizado ao invés de aprender uma nova linguagem que já está estabelecida no mercado e que ofereça salários melhores?

Para mim, a resposta para as questões acima parece óbvia: não.

Eu fiz esse post baseado na minha experiência. Fiquei meses estudando e implementando aplicações em PHP 5, muitas vezes tendo de escrevê-las duas vezes porque elas eram instaladas tanto em servidores com PHP 4 e 5 (talvez aí esteja mais um problema...). Hoje eu fico boa parte do tempo dando manutenção em aplicações feitas em PHP 4, sem noção de OO e que foram programadas por todo o tipo de gente. Ou seja, o mercado parece já ter feito a escolha: quem escolhe PHP quer algo que simplesmente funcione e irá utilizá-lo para pequenas tarefas do dia-a-dia. Quem quer aplicações "sérias" escolhe outra linguagem e não parece estar a fim de arriscar nas versões novas.

KISS: Keep It Simple Stupid.

 

Comments (17)
1 Friday, 16 November 2007 05:47
Paul
this look pretty good
2 Thursday, 17 January 2008 10:02
Thiago Mata
Cara, eu raramente comento blogs... raramente os leio também =D. Mas esse seu artigo conseguiu me forçar a dizer.. Cara, o PHP4 está ae, quem quiser continuar programando no modo PHP4 pode continuar a utiliza-lo. A grande reclamação dos sistemas feitos em PHP é justamente as que as novas versões tem suprido. Se os programadores iniciantes não conseguem utilizar tais recursos, eles vão continuar programando sistemas pequenos em php4 e sendo felizes assim. A linguagem PHP está conseguindo alcançar esse mercado corporativo sim, de fato, não consegue mais devido a visão de que programador PHP, não sabe POO. Isso infelizemente é frequentemente verdade devido a quantidade de pessoas que estão satisfeitas com pouco. Esse mal de ficar conhecida como uma linguagem de iniciantes foi sofrido pelo B. Delphi tb , quem é daquele tempo se lembra, que apesar de ter todos os recursos de POO desde 1985 (aproximadamente) aqui no Brasil ficou conhecido por ser uma linguagem de sistema de farmacia e locadora pq era o uso mais notado, devido ao seu sucesso nas revistas de curiosos da programação. PHP está nessa, muitos curiosos que aprenderam um laço de repetição e estão encantados com o mundo da programação passam a usar a linguagem, isso é excelente e é muito bom uma linguagem que possibilite isso sem que se tenha que ler todo um manual. Mas existem sistemas grandes com manutenção de vários anos que exigem uma equipe de desenvolvedores seniors que querem utilizar o melhor do mundo POO sem se tornar uma linguagem verborragica onde ler um xml de um site http tenha 300 linhas ( vide java e amigos ). O PHP está entrando no mundo POO mantendo a agilidade de produção, mas as versões antigas continuam ae, quem achar que as inovações não lhe são interessantes continue programando nas versões anteriores. A renovação da linguagem trará apenas maior riqueza de recursos para aqueles que já não são mais iniciantes e que ainda gostam do modo simples e direto de se desenvolver nesta linguagem.
3 Friday, 25 January 2008 17:14
Sergio Wolf
Concordo com o Thiago Mata, eu tenho + 20 anos com analise e programação, a 8 anos programo em POO e AOO, e recentemente apareceu um trabalho para fazer em PHP5, não o conhecia, mas em 2 meses deixei pronto um sistema bem complexo e imagine, feito em OO, quem não sabe programar em OO estará fora do mercado de trabalho, para quem dá manutenção em um sistema OO bem elaborado, acaba ganhando em produtividade, a complexidade sempre haverá devido as inovações e melhorias que devem ser feitas, um exemplo o JAVA a 5 anos atrás, as empresas olhavam com um pé atrás por acharem de fácil programação, mas hoje você ve em varias empresas e no mercado de trabalho o quanto necessitam de programadores experientes, um exemplo a linguagem C , hoje tem o C++, tudo tem por obrigação uma evolução, na vida, nos animais, nas pessoas, e nas linguagens também, as pessoas mudam e as coisas também, :-).
4 Friday, 25 January 2008 17:24
bigodines
Thiago e Sergio, obrigado pela visita e pelos comentários. Estou pensando em escrever mais alguns artigos nessa linha e novos argumentos e até opiniões divergentes são sempre bem-vindos.

Um abraço,
Matheus
5 Monday, 11 February 2008 13:55
O Profeta do PHP
Amigão, meses para sair do PHP 4 para o PHP 5? Sistema para rodar em servidor PHP 4 e PHP 5? nego querendo uma linguagem que dê para fazer sistema sério sem ter que ler o manual e sem saber POO? tenha dó....

realmente, tem alguma coisa MUITO errada, a pergunta é: onde? procure em si mesmo e encontrará a resposta
6 Friday, 22 February 2008 20:29
Gustavo Villa
Olá pessoal.
Primeiramente deixe me apresentar:

[[ Apresentação ]]
Meu nome é Gustavo Villa. Sou programador PHP desde 2003 e formado em Sistemas de Informação desde 2005.

No mesmo ano que me formei abri minha empresa de desenvolvimento Web e continuo com ela até hoje.
Já fui assíduo frequentador do PHPBrasil e colaborador de projetos Open Source como o Xoops.

[[ Indo ao assunto ]]
Estou aqui para convidá-los a participar de uma nova abordagem que estou interessado em iniciar:
Trata-se de uma comunidade para incentivar a colaboração de muitos desenvolvedores em questões que são de utilidade para todos (recomendação de melhores práticas, desenvolvimento de componentes, evolução de ferramentas de desenvolvimento, etc.).

[[ Como saber se o projeto é interessante para você ]]
Você vende serviços em PHP?
Você procura maneiras de otimizar o desenvolvimento de suas aplicações?
Você deseja se mater atualizado com conceitos de engenharia de Software?
Você quer oferecer seus serviços de desenvolvimento PHP para outras pessoas?
Você está procurando pessoas capacitadas para terceirizar serviço?

Se você respondeu SIM para uma dessas perguntas, você seria um colaborador muito importante para o projeto (e terá muito retorno com ele).

[[ O que me motiva a lançar esse projeto ]]
1) Sou fã do PHP e gostaria de incentivar o amadurecimento do desenvolvimento PROFISSIONAL da linguagem (assim como é citado aqui no blog).
2) Tenho empresa de desenvolvimento e sinto necessidade de todos os itens que citei acima
3) Acredito que outras pessoas também tenham essa necessidade.

[[ Como participar do projeto ]]
Antes de tudo, esse projeto só terá início se você também tiver a iniciativa de fazer algo por sí mesmo.
Se acreditar que é preciso evoluir sempre.
Se acreditar que pode melhorar no que faz e assim criar um diferencial de mercado.

Se você se interessou pelo projeto, me envie um e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .
7 Friday, 28 March 2008 11:39
CACA[COBRA]
Isso que me dexa p**o com o php e não so com ele mas com muitas ferramentas openSource, quando mudam de versão invalidam quase que totalmente versoes antigas....
É incrivel isso, ai quando eu "falo bem" de tecnologias proprietarias
que SEMPRE dão suporte a clientes
com sistemas/servidores/produtos
antigos eu sou apedrejado :D...
Mas enfim, eu gosto do php pois foi com ele que eu entrei nesse buraco que se chama Desenvolvimento Web :P

Abraço!

PS: me amarrei nesse capicha animado
=D
8 Thursday, 24 April 2008 15:44
Ademir
Bom, esses seu smepre nunca é sempre...
9 Sunday, 07 December 2008 03:37
Flávio de Vasconcellos Corrêa
Acredito que quanto mais JavaLike for o PHP melhor para a linguagem. Ou quanto mais orientada a objetos melhor, porque somente assim ferramentas realmente robustas poderão ser criadas. Eu trabalho com PHP 100% orientado a objetos e por experiência própria o ganho sobre Java é melhor.

O PHP6 com certeza vai permitir que o programador continue fazendo uma macarronada no código. O próprio JSP (JavaServer Pages) permite que se faça isto.

O PHP somente será levado a sério quando for orientado a objetos como o Java por exemplo. Deste ponto em diante, será inevitável o surgimento de soluções OO mais sérias e robustas. Este momento é a oportunidade para que desenvolvedores de qualidade saiam na frente, porque os não inovadores estarão acompanhando, mas será tarde.
10 Saturday, 21 February 2009 12:12
Bill Gates
Camon PHP6, Camon.
11 Wednesday, 29 April 2009 05:06
wow gold
If someone wow gold offered to wow gold pay all wow gold my expenses wow gold for a wow gold month's holiday nike shoes anywhere in rolex the world, buy wow gold I would buy wow gold feel very buy wow gold surprised and buy wow gold very excited. buy wow gold It would jordan shoes be difficult cartier to decide cheap wow gold where I cheap wow gold wanted to cheap wow gold go. Should cheap wow gold I go cheap wow gold to one sport shoes place or omega to lots world of warcraft gold of different world of warcraft gold places? If world of warcraft gold I went world of warcraft gold to one world of warcraft gold country, I wow power leveling could see wow power leveling and understand casual shoes a lot rolex watches about it. cartier watches If I omega watches went to replica watches lots of wholesale watches countries, my cheap watches holiday would cheap watches be more interesting and more exciting.
12 Wednesday, 29 April 2009 05:08
wow gold
http://www.thewowgold.net
http://www.thplay.com
http://www.gamesalevip.com
http://www.wowgoldliver.com
http://www.withwowgold.com
http://www.nikemine.com
http://www.watchessell.com
13 Wednesday, 29 July 2009 14:03
Fábio
O problema do PHP é querer virar java.
14 Thursday, 15 October 2009 01:26
André G
Coloquei um post em meu site falando do assunto php 6 http://www.programei.org/index.php/14/10/2009/novidades-do-php-6/
15 Tuesday, 29 December 2009 11:56
Mayco H.
Primeiramente meus cumprimentos as pessoas deste blog e deste post.

Sou formado em Ciência da Computação e trabalho com web a um bom tempo, com PHP à 5 anos. Claro que começei também com scripts simples e descobrindo o que a linguagem poderia me oferecer de bom. Mas a evolução é um processo natural e é muito bom, quem nunca aprendeu um recurso novo de uma linguagem e ficou contente com isso??

Evoluir na linguagem significa alcançar novos mercados, porque podemos desenvolver aplicações melhoradas, mais robustas e que sejam mais faceis de serem modificadas, gerenciadas e principalmente modeladas usando técnicas de Engenharia de Software, sendo assim a evolução do para a versão 6 é um passo muito importante e bom!

Como ser humano, ninguem vai ficar parado no tempo e deixar de evoluir ou de buscar novas formas de programar, mesmo os novatos estão ai também para acompanhar e se desenvolverem com os novos recursos e os mais experientes também querem mais, porque eu e como todos num geral, não gosto de aprender algo e fazer sempre o mesmo isso é caminha em circulo, queremos sempre melhorar algo nem que seja simples e isso com certeza só traz beneficios, porque você abre a mente para novos temas, resolve problemas que não imaginava resolver e isso tudo retorna em um diferencial de mercado fazendo tanto com que a linguagem ganhe mais destaque como também o próprio programador seja mais valorizado, isso reflete em resultados pessoais e para que as empresas ganhem qualidade também.

De forma resumida pensando também no lado empreendedor, essa evolução só tem a agregar mais valor nos softwares desenvolvidos colocando caracteristicas diferenciadas no mercado e consequentemente retornando mais lucros a empresa e elevando seu potêncial com a linguagem.

A outros aspectos mais importantes que podem ser complementados para este post do que ficar apenas criticando a linguagem que este se tornando melhor ainda.
[Pense nisso!]

Um abraço a todos da nossa área e deste post.

[Mayco H.]
16 Thursday, 18 February 2010 19:26
Medieval
Concordo plenamente contigo bigodines. Essas imcompatibilidades entre versões do php são uma bosta, se você olhar na documentação do Java e .NET tem lá escrito que nada que fora escrito numa versão anterior pode deixar de funcionar numa versão mais nova, é isso que sinto falta na porra do PHP.

Pessoalmente eu Uso o tal Zend Framework mas não vi melhora nenhuma, só um aumento de complexidade e uma obrigação para o programador não manguiar a estrutura de arquivos, uso ele por conta de exigência do cliente, quando não é obrigado eu Uso o Doctrine apenas (que é uma mão na roda para programadores vadius como eu) e ponto final.

Pra falar a verdade já to me aposentando da área de programação, trabalho com isso faz 6 anos e to de saco cheio (programo com PHP e .NET - ambos de forma avançada usando tudo o que há de mais escroto lançado até o momento => Nhibernate, Doctrine, Ajaxextensions, Jquery, CakePhp, WebServices e por aí vai a porra...).

MInha capacidade de re'aprender a fazer o que eu já faço esgotou-se. PHP 6 vai ficar pra quem tem sangue novo.

abraço :).
17 Sunday, 07 March 2010 15:01
NetFabrica
Já experimentaram usar o Visual Studio 2010 com o C# 4.0 e também o Silverlight, não vai ter mais pra ninguém nem Java, nem PHP, experimentem e verão.
Abraços

Add your comment

Your name:
Your email:
Your website:
Comment:
  The word for verification. Lowercase letters only with no spaces.
Word verification:
Last Updated ( Tuesday, 13 November 2007 14:38 )